Wikipédia NÃO é referência acadêmica!

Com certeza a Internet é uma ótima fonte de pesquisa e a mais utilzada hoje em dia. Sempre que preciso escrever um artigo científico, um Tcc ou ainda um trabalho acadêmico não tenho dúvida: a minha primeira fonte de pesquisa é a famigerada rede mundial de computadores (através dos buscadores como freedownloadbooks.net,  dogpile.com,  ask.com , google.com.br ou ainda do GoogleAcadêmico).

Através destas ferramentas, consigo encontrar muitos artigos científicos, matérias de jornais e revistas conceituados, dados científicos e páginas de institutos de pesquisa, dentre outros, que servem como base para confeccionar os meus textos e embasar meus estudos.

Infelizmente, no meio de todas as buscas que fazemos na Internet, existe muita coisa inútil, sem qualquer base acadêmica ou fundamento científico, textos que somente expõe a opinião de pessoas que não têm qualquer expressividade no meio acadêmico e, por mais que queiram, não conseguem produzir textos com base científica.

O caso que mais pude verificar in loco é o da Wikipédia, uma enciclopédia eletrônica aberta, na qual  todas as pessoas podem "dar a sua opinião" sobre um determinado assunto e caso o seu texto seja aprovado ele é publicado. A Wikipédia é uma ótima iniciativa, porém NÃO pode ser considerada como "verdade absoluta".

Sempre que inicio a leitura de um artigo científico ou de algum material da Web e verifico que o autor utilizou QUALQUER referência a Wikipédia, imediatamente descarto este texto, afinal de contas, como um autor pode embasar suas hipóteses, proposições, provas, teoremas,  axiomas e conclusões em explicações que foram postadas em uma enciclopédia aberta, a qual não adota qualquer critério científico? Aliás, o "achismo" é o critério mais utilizado nas conceituações daquela.

O livro "O Culto do Amador" de Andrew Keen explica isso, mostrando que hoje, grande parte das informações que temos através da Internet são fornecidas por pessoas que não possuem sequer um senso crítico sobre o que os temas e conceitos que tentam passar ou ainda não possuem conhecimento tácito sobre estes assuntos.

Então meu caro universitário, pós-graduando, mestrando ou doutorando, saiba que: a Wikipédia NÃO deve ser usada como referência para seus trabalhos científicos ... a não ser que você esteja estudando sobre dinâmica da mesma em sua dissertação ou Tcc!

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

GPS GARMIN NUVI 50: Instalando mapas do Brasil grátis

WIIFLOW: COMO COLOCAR CAPAS (COVER BOXES)