Os Índios
Sinceramente não consigo entender o posicionamento da FUNAI (http://www.funai.gov.br/)! Este órgão que deveria, teoricamente, zelar pela manutenção e cumprimento dos direitos dos povos indígenas*, nos informa que alguns dos maiores problemas dos índios no Brasil são [...] desmatamento e missionários [...] .
Os "funaienses" dizem que os missinários acabam sufocando e destruindo a "cultura indígena pura" quando começam a ensinar sobre as religiões cristãs.
Agora eu pergunto a vocês, meus caros "funaienses", ainda resta alguma "cultura indígena pura" para ser mantida? Por acaso o famigerado "homem branco" em seu contato com os indígenas já não profanou a tão cobiçada "cultura indígena pura"?
Vejo notícias e matérias na Internet, publicadas por Ongs e Associações não cristãs, e até mesmo algumas do governo (apenas um exemplo: http://redemocoronga.org.br/), as mostram os índios recebendo uma ajuda com relação ao saneamento básico, saúde e educação (agora eles têm água encanada, médicos e enfermeiros que lhes dão orientações bem como professores que ensinam matemática, português e ciências). Isso, por acaso, não é sufocar a "cultura indígena pura"?
No momento em que os dirigentes da Funai falam que ensinar sobre as religiões cristãs é sufocar a "cultura indígena pura" , eles com certeza ainda não entenderam os conceitos básicos sobre o "pensamento científico", "pensamento religioso" e o "pensamento filosófico". Vamos esclarecer o seguinte:
- O pensamento científico é empírico. Tudo o que não pode ser provado através de métodos e técnicas empíricas e palpáveis não será aceito
- O pensamento filosófico consiste na escolha de um tema e criar proposições e pensamentos (hipóteses) sobre o tema escolhido.
- O pensamento religioso não depende de métodos, mas sim de um fator denominado "fé". Ninguém precisa provar nada para o indivíduo, ele apenas crê que aquilo é verdade!
O que muitos confundem é que o pensamento religioso não se trata apenas das religiões formais, mas também das informais! Como? Veja o exemplo:
Eu tenho um amigo que é Atleticano (ele torce pelo Atlético Paranaense), e não importa o que as outras pessoas digam, esse amigo tem certeza de que o time dele é o melhor de todos! Não importa se o Atlético perdeu ou ganhou, se está bem ou mal colocado na tabela do Brasileirão, para o meu amigo o time dele é o melhor! Você consegue entender isso? Esta é a religião dele, pois ele tem fé de que o time pelo qual torce é o melhor, mesmo sem ter provas disso, mesmo que ele esteja na lanterna do campeonato, mesmo que esteja em uma sequência de 8 jogos sem vitórias! Nada vai abalar a fé deste meu amigo!
O mesmo acontece com a "cultura branca" sendo inserida no meio indígena, para qualquer médico ou professor que esteja ensinando os índios, por mais que ele não tenha uma religião cristã, ele vai ter alguma outra religião a qual segue. Se este médico é ateu, ele vai ensinar aos índios os conceitos de sua "religião ateísta"! Se o professor é adepto de Marx, ele vai ensinar os conceitos da sua "religião socialista" para o povo indígena! Se o operário que está realizando a obra de instalação de encanamento é adepto do Corinthians, ele vai ensinar ao povo indígena tudo sobre a sua "religião corinthiana". Ou seja, todos tem as suas "religiões"
Mas se os sábios "funaistas" querem assim, então vamos fazer o seguinte: VAMOS ACABAR COM TODO O CONHECIMENTO QUE JÁ FOI GERADO POR CRISTÃOS NA HISTÓRIA DO MUNDO! NADA DE LEVAR ISSO PARA OS ÍNDIOS! Então, para isso vamos ter que deixar de ensinar tudo o que as seguintes pessoas (que eram cristãs) estudaram: Pascal,
Newton, Leibniz, Volta, Ampére, Gauss, Faraday, Morse, Mendel, Pasteur,
Michelson (Nobel de Física em 1907), Tesla, Thomson (Nobel de Física em
1906), Hertz, Planck (Nobel de Física em 1918), Millikan (Nobel de
Física em 1923), Carrel (Nobel de Medicina em 1912), Marconi, Fleming
(Nobel de Medicina em 1945), Compton (Nobel de Física em 1927), Bohr
(Nobel de Física em 1922), Schrödinger (Nobel de Física em 1933), Pauli
(Nobel de Física em 1945), Heisenberg (Nobel de Física em 1933), Von
Neumann, Chain (Nobel de Física em 1945), Von Braun, Born (Nobel de
Física em 1954), Barton (Nobel de Química em 1969), Townes (Nobel de
Física em 1964), Anfinsen (Nobel de Química em 1972), Schawlow (Nobel de
Física em 1981), Salam (Nobel de Física em 1979), Lejeune, Penzias
(Nobel de Física em 1978), Rubbia (Nobel de Física em 1984), Philips
(Nobel de Física em 1997), dentre outros. Por acaso o conhecimento que
estas pessoas deixaram para a humanidade é descartável em nosso dias?
Obviamente NÃO!
Ou seja, meus caros "funaistas", não há como evitar a transformação da cultura de um povo que passa a ter contato com outros povos, afinal, como já nos ensinou o Sr. Mikhail M. Bakhtin, o nosso discurso (e aqui você pode substituir discurso por cultura) é construído por conceitos que aprendemos com outras pessoas, ou seja, na verdade você não inventa os seus conceitos do nada, mas apenas junta tudo o que já aprendeu com as outras pessoas e os compila formando a sua opinião!
Somente finalizando, já me baseando novamente no Sr Bakthin, é impossível você manter uma cultura intacta quando a coloca em contato com outra! O máximo que você pode fazer é criar museus e marcos, que vão relembrar o povo sobre os velhos tempos!
Tendo isso em vista, é possível entender que permitir o ingresso de uma cultura cristã no meio indigena não é ruim! Pelo contrário, ela pode ensinar valores sociais honestos e éticos, muito mais do que uma simples "religião humana" (aliás, as religiões humanas chegam sempre carregadas de preconceitos e intolerância - diferente do cristianismo puro e simples).
*FUNAI: o objetivo principal é promover políticas de desenvolvimento sustentável das populações indígenas, aliar a sustentabilidade econômica à sócio- ambiental, promover a conservação e a recuperação do meio ambiente, controlar e mitigar possíveis impactos ambientais decorrentes de interferências externas às terras indígenas, monitorar as terras indígenas regularizadas e aquelas ocupadas por populações indígenas, incluindo as isoladas e de recente contato, coordenar e implementar as políticas de proteção aos grupos isolados e recém-contatados e implementar medidas de vigilância, fiscalização e de prevenção de conflitos em terras indígenas.
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